Feitos históricos no Campeonato Europeu de Natação

14, 16 e 35. Essas são as idades dos 3 nadadores que fizeram história no Campeonato Europeu de Natação que acontece essa semana em Budapeste

LÁSZLÓ CSEH

László Cseh é o maior nadador da história sem um ouro olímpico. Na foto, ele posa com as 3 pratas dos Jogos Olímpicos
de Pequim. Nas 3 provas, ele só ficou atrás de Michael Phelps


Vamos conceder a um dos maiores nadadores de todos os tempos, a prioridade na ordem de assuntos da matéria. O húngaro László Cseh fez história hoje (19/05) ao se tornar o atleta que mais vezes caiu na piscina no Campeonato Europeu de piscina longa. Ele nadou simplesmente, em todas as últimas 10 vezes em que a competição aconteceu, de 2002 a 2021.

Há quem diga que, caso Michael Phelps tivesse optado por uma carreira em outro esporte, Cseh estaria na briga pelo maior nadador da história. Em 2008, ele ficou em 2º lugar em 3 dos eventos em que Phelps ganhou.

Fora dos 200m borboleta e dos 400m medley, ele focou todas suas energias, aos 35 anos, para os 200m medley e tentará uma classificação para sua 5ª olimpíada. Ele nada a final dos 200m medley no Europeu amanhã a tarde, na raia 7.

Currículo de László Cseh:

  • 33 medalhas de ouro em Campeonatos Europeus, de longa e curta (todas individuais)
  • 13 medalhas de campeonatos mundiais (todas individuais)
  • 6 medalhas olímpicas (todas individuais)
  • 4 participações olímpicas (medalhou em todas)

ENELI JEFIMOVA

O feito da jovem de 14 anos também foi impressionante. Ela se tornou, durante as semifinais da prova dos 100m peito na tarde de terça-feira (18/05), a atleta mais rápida da história da prova em sua idade.

Na final da prova na tarde dessa quarta-feira (19/05), ela piorou um pouco seu tempo e ficou na 8ª colocação. Entre atletas de 18 anos ou menos, ela está ranqueada na 14ª posição, com o tempo de 1:06.47. Com mais 4 anos para tentar assumir a primeira posição, podemos esperar ouvir muito seu nome no futuro.

DAVID POPOVICI

Entre as 3 histórias da matéria, talvez essa seja a mais incrível. David Popovici, de apenas 16 anos, fez a mesma coisa que Jefimova, mas em dobro.

Durante a semifinais da prova de 100m livre, ele se tornou o nadador de 16 anos mais rápido da história, com um tempo de 48.28. 24 horas depois, ele voltou pra piscina para melhorar ainda mais esse tempo, nadando para 48.08!!! O tempo foi suficiente para colocá-lo na 6ª posição.

Para efeito de comparação, dê uma olhada nos tempos de alguns dos principais nadadores de 100m livre da atualidade, quando tinham a idade de Popovici.

  • Kyle Chalmers (antigo detentor do recorde) – 48.69
  • Kliment Kolesnikov (vencedor da prova no Campeonato europeu) – 49.66
  • Caeleb Dressel (atual bicampeão mundial da prova) – 49.28
  • Andrei Minakov – 49.06
  • Duncan Scott – 50.67

Comments

Popular posts from this blog

Vini Lanza: da raia 6 para a Olimpíada

Dois olímpicos e duas quase olímpicas

Quase lá... Meninas do Brasil estão muito perto do sonho olímpico